![]() |
Créditos: Lance Livre Depois de uma carreira ilustre no maior palco de basquetebol a nível mundial (NBA), o poste de 40 anos, que por muitos é considerado o melhor jogador espanhol de todos os tempos, decidiu regressar a Espanha para representar o clube que o mostrou aos olhos do mundo: o Barcelona.
O contrato é válido até ao final desta temporada e o jogador está focado em trabalhar na sua condição física para garantir um lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio a realizar-se no próximo verão. Gasol pretendia jogar numa equipa de topo para conseguir este seu objetivo, tendo sido falado até de um possível regresso aos Los Angeles Lakers, onde venceu 2 campeonatos da NBA em 2009 e 2010 com a ajuda de nada mais nada menos do que Kobe Bryant. O seu irmão mais novo Marc Gasol joga atualmente nos Lakers, o que certamente alimentou ainda mais a possibilidade do regresso do veterano à equipa americana. Apesar deste cenário não se ter realizado, Pau ruma a um clube que o conhece desde criança e que o irá acarinhar como no passado o fez.
Créditos: Silver Screen and Roll Na NBA, Pau Gasol iniciou a sua carreira em 2001/02. Foi escolhido pelos Atlanta Hawks com a 3ª escolha do do Draft, tendo sido imediatamente trocado para os Memphis Grizzlies (na época Vancouver Grizzlies). Foi Rookie of the Year e durante os primeiros 7 anos da sua carreira foi indiscutivelmente o melhor jogador da sua equipa, com médias (por jogo) de 18.8 pontos em 50.9% de eficácia, 8.6 ressaltos, 3.1 assistências e 1.8 bloqueios. Depois, em 2007/08, juntou-se aos Los Angeles Lakers a meio da época, onde se tornou no 2º melhor jogador da equipa e ajudou Kobe Bryant a chegar à final da NBA, onde perderam para uma lendária equipa dos seus rivais Boston Celtics. Em 2009 finalmente ganhou o campeonato contra os Orlando Magic de Dwight Howard e em 2010 foi bicampeão ao vencer os Boston Celtics em 7 jogos. Foram também 7 anos nos Lakers, e, neste período da sua carreira, Pau Gasol esteve no seu auge e atingiu médias (por jogo) de 17.7 pontos em 52.2% de eficácia, 9.9 ressaltos, 3.5 assistências e 1.4 bloqueios. Ao abandonar os Lakers, Gasol passou os seus últimos 6 anos da carreira nos Chicago Bulls (2 anos), San Antonio Spurs (3 anos), Milwaukee Bucks (1 ano), com médias de 13.5 pontos, 9.2 ressaltos, 2.9 assistências e 1.4 bloqueios, terminando assim a sua carreira americana com médias de 17.0 pontos, 9.2 ressaltos, 3.2 assistências e 1.6 bloqueios. No entanto, para além dos números, é imperativo realçar o seu espírito competitivo, bem como os seus 2 campeonatos (que muitos jogadores sonhavam ter conseguido), 4 presenças nas equipas All-NBA, 6 presenças no All-Star Game, Rookie of the Year 2001/02 e, por fim, a presença na 1ª equipa All-Rookie de 2001/02. Por Miguel Pires. |
Comentários
Enviar um comentário