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DIA 2 NO BAHRAIN - VERDADEIRO TESTE

DE VOLTA AO CIRCUITO INTERNACIONAL DO BAHRAIN ONDE LEWIS COMEÇA O DIA A GIRAR, VETTEL COM PROBLEMAS NO AMR21 E MAZEPIN QUASE DÁ DOIS TOQUES

Sir Lewis e Bono

MANHÃ

Com as temperaturas a subir, Lewis Hamilton começava o seu dia de trabalho por explorar os sensores aerodinâmicos, estariam por essa altura cerca de 34ºC no solo e 23ºC no ar. As temperaturas subiam.
Fernando Alonso estreava-se no Alpine e do mesmo modo que Hamilton teria começado a sua manhã, com sensores aerodinâmicos, faz uma out lap, entrando diretamente nas boxes. Sergio Perez também sai da box com o RB16B pela primeira vez, a este ponto Carlos Sainz e o SF21 eram os mais rápidos em pista com um tempo fixado em 1:34.557, seguido por Fernando Alonso a 0.439s e Mazepin a uns meros 0.691. Perez após rodar um pouco marca um tempo cerca de 1,5s mais lento que o espanhol da Ferrari, não, não era o Alonso. Tsunoda e Hamilton também já tinham tempos, mas um pouco mais lentos.


O vento volta a fazer-se sentir, mais uma tempestade de caminho? Para já, só exitiria areia em pista, nada de muito preocupante. Os produtores da Liberty Media seguiam de muito perto o trabalho da Ferrari, com Sainz na pista. Carlos teria dito, ontem (sexta-feira), "não estou ainda preparado para o GP do Bahrain. Preciso de mais tempo ao volante. Há ainda coisas às quais preciso de me adaptar." (Eleven Sports Portugal)

Passados mais alguns momentos em pista, Ricciardo trabalhava com muita parafina no MCL35M, provavelmente seria para analisar a aerodinâmica, ou seria pra avisar a Aston Martin para largar o rosa e pegar no amarelo fluorescente? Nada uma opinião influenciada pelo autor deste texto, obviamente. Volta á box e entra numa conversação com os seus engenheiros, muito provavelmente para analisar todo o trabalho realizado antes de voltar ao asfalto do reino do Bahrain.

Daniel no deserto - mclarenf1.com

Na box ao lado da papaia, Sebastian Vettel terá tido problemas mecânicos com o AMR21, segundo o statement da equipa nas redes sociais, seria um problema com a caixa de velocidades. Primeiro a Mercedes e depois a Aston Martin, serão as peças da Mercedes fiáveis? Mais um treino perdido para a manhã de sábado. O número 5 da equipa britânica saiu para almoçar, revelando de que iria escolher o nome deste chassis entre esta semana e a do GP Bahrain. A ideia é realizar uma reunião com os mecânicos e engenheiros e nomear o AMR21 com o 5 marcado, através de uma das Bond Girls, Seb nunca desilude no que toca á sua criatividade!

Seb no AMR21 - astonmartinf1.com

Passam deste modo 2 horas desde o ínicio do treino, Alonso lidera os tempos seguido de Ricciardo e Sainz. O Williams de Nic Latifi apresenta alguns comportamentos estranhos na abordagem da direção em relação á suspensão do FW43B. Após isto, Lewis Hamilton enterra o W12 em gravilha após perder o controlo no apex para curva 13, é uma situação de bandeira vermelha, voltam todos para o pitane. Se alguém queria espiar no Mercedes do cavaleiro britânico, esta seria a altura ideial, os fotografos correm em direção á curva 13. Chegam os responsáveis da Mercedes com panos negros para tapar o monolugar, Lewis, já na box, dirige-se á sua motorhome, sem deixar uma única palavra aos engenheiros, o lar da Mercedes não parece nada estável. Lembram-se de ter falado da possibilidade de que o W12 não estaria pronto? E se o W12 for defeituoso, como aconteceu com a Ferrari, seria algo muito interessante, será que o limite desta era é perigoso? 

Entretanto o W12 é retirado e os trabalhos da box da Aston Martin continuam, a pista agora encontrava-se com um asfalto a 42ºC, a temperatura do ar estaria nos 25ºC. Muito calor, vento quente, era complicado para as equipas puxarem, mas sempre seria melhor que uma tempestade de areia....

Vettel volta ao AMR21 para rodar nos últimos 10 minutos da sessão, entra em pista, marca 2 setores como os melhores pessoais, mas a FIA introduz uma bandeira vermelha, enviando todos os pilotos para o pitlane. Faria-se então uma simulação de arranque, mais um procedimento de teste como o que havia ter sido feito ontem, com o Virtual Safety Car. Acaba assim a sessão com Danny Ric a liderar a tabela seguido de Alonso e Sergio Perez.

Tempos da manhã (Dia 2)

Melhores setores - formula1.com

Depois do da sessão, Seb fala com a imprensa sobre o seu monolugar e o que se tem passado: "Foram 24 horas extenuantes para todos da equipa. Infelizmente tivemos um problema com a caixa de velocidades hoje, então não tivemos muitas voltas. Mas algo assim pode acontecer. Já foi muito interessante ontem. O carro parece muito promissor ", continua com: "É claro que ainda há muitas coisas novas para mim. Definitivamente, é diferente do que estou habituado. Ainda tenho muito que aprender. Só levará algum tempo para me adaptar. Espero que possamos reunir um pouco mais de informações e dados amanhã ".

Voltam os pilotos para a sessão da tarde, pouco mais de uma hora depois. Da parte da tarde teremos Bottas, Perez, Norris, Stroll, Alonso, Leclerc, Gasly, Giovinazzi, Schumacher e Latifi, é muito estranho dizer, ou neste caso escrever, o nome Schumacher.

Stroll pronto para entrar em pista

O primeiro a sair de tarde é Charles Leclerc, testando o composto denominado de "T", este será algo entre o Médio e o Macio, entretanto Gasly e Stroll juntam-se a Charles em pista, seguidos de Mick Schumacher.

SF21 de Charles Leclerc - ferrari.com

Charles quando questionado sobre a velocidade do SF21: "Existem sinais muito promissores - em relação ao ano anterior - mas só saberemos quando estivermos na primeira sessão de qualificação"
Em relação á Alpine e a sua airbox, foi dito: "Existem compromissos para com o centro de gravidade mas o poder de aerodinamica, normalmente, vence o peso e o centro de gravidade", será esta inovação por parte da Alpine arriscada ou genial? Uma coisa é certa, parecem ter dado um passo em frente.

Com cerca 30 minutos dentro da sessão Latifi põe o Williams no 4º lugar da tabela. A McLaren dá que falar no paddock, devido ao seu difusor, ao que parece desenvolveram uma maneira de o ligar ao fundo plano de modo a proporcionar mais estabilidade e downforce. Ao que parece ainda está muito quente para se baixarem tempos, quando anoitecer veremos melhor a perfomance de cada um dos pilotos. Também podemos dar realce aos detalhes do nariz do W12 agora com um L mais profundo e mais "baixos", serão estes pequenos detalhes que farão a diferença entre as equipas?

W12 durante a noite de ontem















Não vou mentir, ver o Martin Brundle trackside é muito interessante, ao contrário daquilo que nós vemos nas camâras da transmissão habitual, a perspetiva da última curva vista do solo é nada menos que surreal, se já virtualmente nos causa extase, ao vivo deve ser a insanidade total no cérebro de qualquer apaixonado, do ponto de vista de Martin, tanto a RedBull, Alpha Tauri e McLaren serão os mais confortáveis com os seus monolugares. Algo que vale a pena referir é a experiência de Brundle, a prever uma volta rápida de Giovinazzi apenas pela perceção da velocidade a olho nu, notável!

As equipas continuam fortissímas no Twitter...
A Ferrari começa a testar os seus arranques, parecem muito suaves e bem feitos, Charles mostra-se já familiarizado com o SF21. Os comentários sobre a evolução deste monolugar de Maranello são muito positivos, assim como o que mostram em pista.

A faltarem 2 horas e 30 minutos para o fim dos testes de sábado, Lando Norris sai para a pista e eu acabo de perceber que o Esteban Ocon é muito parecido com o Robin Van Persie jovem, não é íncrivel? Eu acredito nisto! Gasly faz 39 voltas e no seu último stint mostra uma consistência absolutamente impressionante em 17 voltas, 15 voltas são feitas em 1:37 e 2 voltas 1:38. Gasly está muito á vontade com o AT02. Checo Perez faz algo igualmente impressionante mas em vez de ser em 1:37 é feito em 1:36, mais uma vez Martin Brundle preveu e entregou! 

AT02 voando nas areias do Bahrain

Mais simulações vão correndo no circuito á medida que vai anoitecendo, Mick salta para a 7º posição, sendo o único da turma da tarde a entrar no top 10, por enquanto. A pista vai arrefecendo, encontrando-se ao pôr do sol por volta dos 28ºC, começa a aumentar a aderência no circuito.

Com 1 hora e 40 minutos para o fim, Lando Norris fixa um 1:31.239 e Giovinazzi marca um tempo com mais 0.294s do que o britânico, ocupando assim as duas primeiras posições na tabela de tempos.

Mais tarde, por volta das 17h45 no Bahrain, com pouco mais de uma hora do fim, o RB16B de Sergio Perez perde parte da sua bodywork, sujando a reta principal, o que levou, obviamente, a uma bandeira vermelha, todos os pilotos voltam á box e poucos minutos depois já voltam a rodar no Circuito Internacional do Bahrain.

Vejam este belo sundown com a companhia de Bottas:












Latifi parece um beyblade e Gasly bate o tempo imposto por Lando, Gio inspira-se e retoma a segunda posição dos tempos, entretanto na box da Red Bull, Checo fala muito com os seus engenheiros e alguns de Max Verstappen. Voltamos ao normal quando Valtteri Bottas faz P1 com 15 minutos para o fim, Stroll ainda ameaçou o tempo mas após um erro no fim do segundo setor decidiu trabalhar melhor na configuração do carro enquanto fazia uma push lap, é um onboard assustador, mostra a capacidade mental destes pilotos!

Com o final obtemos imagens em que foi possível ver os F1s mais estaveís e equilibrados e a poderem finalmente puxar pela unidade de potência, ficam aqui os tempos finais:



Até amanhã!













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