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PRECISAMOS DE FALAR SOBRE A FERRARI

DIGAMOS APENAS QUE OS NOSSOS AMIGOS DE ITÁLIA ESTÃO "DE VOLTA"



A Ferrari tem oscilado muito nos seus resultados, qual será a razão para isto? Aqui abordamos os vários tópicos.

Vettel em Suzuka - 2019 - Ferrari

O motor de 2019 e o SF90


SF90 na volta de Qualificação de Sebastian Vettel em Suzuka - 2019 - Ferrari

A Ferrari e a controvérsia

Tanto mistério, tanta incógnita neste que foi o primeiro Grande Prémio de 2021, isto falando obviamente do problema que é o motor Ferrari. Muito segredo pediram os italianos acerca disto, o que terão eles prontos para a sua concorrência....

Charles Leclerc - Ferrari

O que realmente se passou?

Se bem se recordam, em 2019, o motor Ferrari, chegando a Spa, começou a causar um pânico no paddock, o que levou as equipas a protestarem contra este mesmo. Após investigações realizadas pela FIA, o motor Ferrari enigmaticamente perdeu muito de uma corrida para a outra, engraçado não é? Como é que passam de 1-2 em Singapura para um 4º lugar e um DNF nos Estados Unidos da América? Tivemos o Japão, mas essa corrida foi uma coisa para se esquecer, especialmente para Sebastian Vettel. Podia ser explicado com uma corrida fora do normal, mas não, isto não foi como no Brasil, por exemplo. 

PosPilotoNr.AUS
Austrália
BAR
Bahrein
CHN
China
AZE
Azerbaijão
ESP
Espanha
MON
Mónaco
CAN
Canadá
FRA
França
AUT
Áustria
GBR
Reino Unido
ALE
Alemanha
HUN
Hungria
BEL
Bélgica
ITA
Itália
SIN
Singapura
RUS
Rússia
JAP
Japão
MEX
México
EUA
Estados Unidos
BRA
Brasil
UAE
=Emirados Árabes Unidos

5Alemanha Sebastian Vettel545334225416234131Ret22RetRet5
4Mónaco Charles Leclerc1653555Ret3323Ret41123644Ret3
Temporada da Ferrari de 2019 - note-se o desempenho a partir da Hungria até ao Japão. (Na Rússia, encontravam-se 1-2, até problemas retirarem o SF90 de Vettel da corrida)

Pouco se sabe sobre o que a FIA fez em relação a isto, apenas sabemos que de facto que a Ferrari terá tirado partido de uma área muito cinzenta em relação ao regulamento da disciplina, isto, em relação aos óleos e lubrificantes do motor. Suspeitava-se de muito, de que se queimavam óleo e lubrificante nas cabeças dos pistões para mais potência, também de que existia um desvio deste óleo que adulterava o combustível e daí, mais potência. Tudo em volta desta mesma questão, a eficiência do combustível em relação á potência deste motor. 

Carlos Sainz - Ferrari

Época de 2020

Chegamos a 2020, sabe-se através do interior da F1 de que a Ferrari terá feito um acordo secreto com a FIA para debilitar aquele motor que estonteava tudo e todos, era de facto uma arma estupenda, fazia toda a diferença, era sem dúvida alguma de um poderio que dava uma vantagem absurda aos italianos, nas retas, acima de tudo.

Charles Leclerc - Ferrari

Mais tarde na época, depois de assistirmos á desgraça que a Ferrari tinha criado como o SF1000, acabando normalmente em 6º lugar nos construtores, soube-se por parte de um dos comissários da FIA que havia-se descaído em relação á questão, quando questionado sobre o assunto, de que a Ferrari possuía um limitador no acelerador a 90%. Isto era sem dúvida uma grande coisa para explicar aquela falta de potência e eficiência nas curvas. Temos assim, explicando, se um carro tem como expectado uma certa potência no motor, irá precisar de uma certa quantidade de downforce para proporcionar aderência ao monolugar, igualmente equilibrada e ajustada a esta potência para se obter a capacidade máxima deste projeto, logo a Ferrari desenhando o seu monolugar para uma certa potência e apenas obter 90% da mesma, os números que haviam sido projetados ficam errados, causando assim um conflito aerodinâmico no SF1000. Com downforce a "mais" digamos, no monolugar de Maranello, criou-se assim um outro problema, demasiada downforce e pouca potência, causam arrasto ou drag, que foi o principal problema da equipa escarlate. 

Carlos Sainz no SF21 - Ferrari

Voltando a 2021...

No Grande Prémio do Bahrain, analisando as Speed Traps, a telemetria e os dados de GPS, podemos ver que o motor Ferrari deu um "grande, enorme" passo em frente em relação á potência que havia demonstrado. Porém não ficamos por aqui. Não só foram muito mais rápidos do que o ano passado nas retas, como haviam sido os mais rápidos em pista este ano, passando o potente Honda e a unidade de alta performance da Mercedes. Com isto, especulamos, será que a Ferrari acordou em suspender o seu motor e os seus segredos durante um ano para poderem, agora, usar todo este poder de uma só vez? Será isto justo? Apenas sabemos que o paddock já se está a mexer mais uma vez sobre este assunto, foi um salto demasiado grande, mas, por um lado, seria bom termos a Ferrari de volta á luta por pódios.

SF21 de Charles - Ferrari


Veremos como chegam a Imola, será interessante.




Por Ricardo Faria

Imagens por parte da Scuderia Ferrari © 








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