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UM GRANDE PRÉMIO DA ARÁBIA SAUDITA PARA LEMBRAR E RELEMBRAR...

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LEWIS VENCE E A LUTA SEGUE PARA YAS MARINA

Depois de uma sofrida corrida com 6 paragens, o heptacampeão do mundo volta a vencer.

Lewis Hamilton, Valtteri Bottas e o Ron Meadows no pódio - Mercedes

O Grande Prémio inaugural da Arábia Saudita deu muito que falar. O alto número de paragens e a suposta "má" gestão da FIA voltaram a ser polémica no paddock. Do ponto de vista das equipas, é fácil perceber onde existiu drama, mas já lá vamos.

Linha de saída após bandeira vermelha - Jiri Krenek

Depois de vários incidentes entre os dois candidatos ao título, os fãs, começam a duvidar das capacidades de ambos correrem limpo, roda a roda. Algo é vistoso, esta luta tem sido tudo menos bonita... Max aponta o dedo a Lewis e Lewis a Max. Onde está a culpa? 

Segundo os olhos dos diretores de corrida, nesta penúltima prova do campeonato, o grande penalizado foi Verstappen, depois de adicionados 5 segundos á sua corrida. Mais tarde, a Mercedes conseguiu ganhar um appeal para lhe adicionar mais 10 segundos, deixando o holandês com 7 pontos na sua licença de corrida.

(Relembramos que com 12 pontos o piloto fica interdito de participar na corrida após a qual da penalização)

Após um incidente nas primeiras voltas da corrida com Mick Schumacher a corrida entrou em Safety Car, alguns pilotos que tinham "calçado" um composto mais macio pararam nas boxes. Max Verstappen arriscou e ficou de fora, beneficiando muito da bandeira vermelha que poucos minutos depois surgiu.

Max, Esteban e Lewis no 3º arranque parado da corrida - Red Bull Content Pool / Getty Images

Verstappen arrancou da pole, porém, depois uma feroz batalha de arranque com Lewis Hamilton, perdeu a liderança para Esteban Ocon que havia saído de 3º lugar, no seguimento do acidente de Perez e do mau arranque de Bottas.  

Mais uma vez a corrida é interrompida. É de notar que Sebastian Vettel saindo de 17º lugar já se encontrava na oitava posição atrás de Antonio Giovinazzi. Não duraria muito,  porque Yuki Tsunoda falha a travagem da curva 1 e fez contacto com o alemão. Os dois Ferraris aproveitaram para tomar essas posições, ganhando pontos importantes para o campeonato de construtores. 

Com o desenvolvimento da corrida, a luta entre Hamilton e Verstappen ficava mais intensa. Depois de Max "re-ultrapassar" o campeão do mundo para além dos limites de pista da curva 2, foi aconselhado a devolver a posição. A equipa pediu para o seu piloto ceder a liderança da corrida ao britânico de forma estratégica. De facto, a posição escolhida era boa, porém, estando no meio da pista e com uma travagem que gerou 6.9G, acabou por testar os travões do piloto oriundo de Stevenage. Esta escolha do holandês resultou numa colisão, a asa fronteira do Mercedes ficou danificada e as boxes explodiram em raiva de um lado e choque do outro. O impensável aconteceu a quase 10 voltas do fim.

Colisão entre Hamilton e Verstappen - Red Bull Content Pool / Getty Images

Lewis, por mais extraordinário que pareça, ainda conseguiu ser mais rápido que o piloto Red Bull, ultrapassando-o e disparando múltiplas voltas mais rápidas, vencendo o Grande Prémio.

Na última volta, uma batalha acesa entre Valtteri Bottas e Esteban Ocon desenvolvia-se na costa do mar vermelho. Uma manobra de alta inteligência e paciência acabou por dar um merecido pódio ao finlandês.

Top 10 do final de corrida - Formula 1 Management

A luta pelo título segue para a última corrida. 369,5 pontos para Lewis e para Max, isto apenas aconteceu uma única vez na história do desporto, em 1974, com Emerson Fittipaldi e Clay Regazzoni. Ambos os pilotos partiram para o final de temporada nos Estados Unidos com 52 pontos. Regazzoni não pontuou. O brasileiro somou 3 pontos num 4º lugar que lhe deu o título de campeão do mundo. 

Ficamos á espera, daquilo que será a corrida das corridas, com um novo layout na casa do final de época.


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