Avançar para o conteúdo principal

DIA 1 NO BAHRAIN - SANDSTORM E DÚVIDAS

APÓS AS PRIMEIRAS AÇÕES EM PISTA CHEGA UMA GRANDE TEMPESTADE DE AREIA PARA MEXER COM AS COISAS, VEJA...

Vettel no AMR21 - astonmartinf1.com

Manhã

Durante o dia de hoje foi-se feito muito trabalho em pista. Na parte da manhã a Mercedes deparou-se logo com um problema na caixa de velocidades, o que os fez perder cerca de 3 horas, e praticamente, todo o treino da manhã. Max Verstappen, embora muito rápido, encontrava-se com dificuldades a segurar o RB16B, tanto Esteban Ocon como Max lideravam a tabela de tempos com os compostos C3 e C2. Para o fim da manhã, Daniel Ricciardo, levou o McLaren a fechar em 1º lugar da tabela de tempos antes do intervalo das duas sessões. Avistavam-se sinais de uma tempestade de areia, que se confirmaram a viver á sua expectativa. O vento soprava forte, na casa dos 15 km/h com alguma areia a cair no circuito, tornava-se difícil de puxar mais e procurar o apex. 

"Sir Lewis no seu dark horse"

As equipas brincam nas redes sociais e voltam ao trabalho. No final da sessão Pierre Gasly chega perto de Ricciardo com um gap de 3 décimos de segundo. Na curva 1, tanto Vettel, como alguns outros pilotos queimavam a travagem, seria sujidade ou adaptação? Procuravam os pilotos os limites curva a curva? Gasly acaba por ser ao final da manhã o piloto com mais voltas completadas.

Tempos da manhã

Tarde

Da parte da tarde, o vento soprou e bufou de tal maneira que o ar tinha mais areia que visibilidade. Estava como dizem os nossos caros colegas da Eleven Sports Portugal, "complicadinho".
Alguns pilotos demoram um pouco mais a sair á pista, as condições não eram excecionais. Ao inicio não se esperava melhoria nos tempos da manhã mas tudo acalmou e acabaram por se baixar os tempos liderados pelo Aussie, Daniel Ricciardo. Verstappen fixa um 1:31.412, com tanta areia no ar, os tempos a baixar, só podia ser o Mad Max. 

Bottas a passear o W12 numa manhã solarenta

Com esta ação toda em pista, os comentadores da Sky Sports começam a fazer referencias a Star Wars e ao planeta de Tatooine, um deserto enorme, associando os conceitos comicamente ao reino do Bahrain. Acreditem ou não, o tamanho da televisão de Martin Brundle serviu como tema de conversação! A sessão chega ao fim com uma simulação de Virtual Safety Car para verificar se o sistema estava a funcionar de maneira correta. 

No fim do dia Mad Max é o piloto com a melhor volta - 1:30.674 - e o com mais distancia percorrida - 746km - , fazendo umas extraordinárias 138 voltas.

Max fez o GP do Bahrain duas vezes e meio.

Aqui fica a tabela de tempos:

Tempos da tarde

Foi bom ter a Fórmula 1 de volta, até amanhã!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

EVANS O IMPERADOR ROMANO, ATACA NOVAMENTE

  Mais uma corrida, mais uma vitória de Evans, que mais dizer? O homem tem uma história de amor nesta cidade em que nada é platónico. Com a pole position em Jean-Éric Vergne, que depois acaba num terceiro lugar, o Francês, leva então com ele a liderança do campeonato na antecipação ao Mónaco.  Depois de uma infeliz primeira corrida, Félix da Costa volta a deixar o rumo da corrida pô-lo numa situação complicada. O campeonato está ao rubro, existem disputas e recuperações para ser feitas. O desenvolvimento destes monolugares voltam a dar voltas e voltas na grelha, exatamente como a Fórmula E nos tem habituado.  A próxima disputa está marcada no principiado, onde voltaremos com mais uma corrida celeremente entusiasmante.  Artigo por: Ricardo Faria Direitos de Imagem: Sam Bloxham / LAT Images

MAX MAX SUPER MAX, IMOLA DÁ UMA VOLTA AO CAMPEONATO

  Mais um Grande Prémio em Itália, desta vez, não em Monza mas no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Imola. Com muita expectativa para a Ferrari e para Charles Leclerc, que por momentos no Sprint tomou a liderança sobre Max Verstappen que acabou por vencer confortavelmente este domingo. De começo a Ferrari pareceu dar o brilho aos Tifosi quando na primeira sessão de treinos obteve uma vantagem de 0,9 segundos para o segundo classificado dessa prova cronometrada. No entanto, nem é tudo é o que parece, o ritmo de corrida dos Red Bull mostrou-se super forte, associado também ao poder em reta do RB18. Toda a corrida pela liderança foi um pouco morta até ao instante onde Leclerc na perseguição a Perez, que acabou em segundo lugar dando o primeiro 1-2 à Red Bull desde 2016, perdeu controlo do seu monolugar, tendo de substituir a asa e os pneus que ficaram com um 'flat spot'. No pelotão, existiu uma batalha de 63+21 voltas entre Lewis Hamilton e Pierre Gasly, onde nenhum trocou de posi...

KALLE DA PEDRA SENTADA, NÃO EM FAFE MAS NA LIDERANÇA DO CAMPEONATO

  Kalle Rovanperä at Fafe - Janus Ree / Red Bull Content Pool No domingo à tarde, Kalle Rovanperä venceu a sua terceira corrida do Campeonato Mundial de Ralis da FIA consecutiva em Portugal, assumindo a liderança na classificação por pontos. Nos dois primeiros dias do Vodafone Rally de Portugal, o finlandês seguiu o líder de longa data e companheiro de equipa Toyota GR Yaris Elfyn Evans antes de ultrapassar o galês no sábado à noite. Vencendo por 15,2 segundos depois de ter prolongado uma vantagem magra na etapa final. A vitória de Rovanperä na primeira prova de gravilha da época seguiu-se a vitórias sobre a neve e o gelo da Suécia e sobre o asfalto da Croácia. Agora lidera o campeonato por 46 pontos após quatro das treze rondas. A vitória pareceu improvável este fim de semana para Rovanperä, que começou a prova de abertura de sexta-feira em primeiro lugar da ordem. Suavizando os caminhos arenosos para dar mais tracção aos que seguiam, mas o jovem de 21 anos evitou dificuldades nos...